terça-feira, 6 de outubro de 2009

Por que criei este blog?

Bom dia leitor (a), convido a se juntar a mim neste blog para discutirmos assuntos relacionados à psicologia.

Mas o que é psicologia?

Ao pé da letra seria a junção das palavras Psico ("psique, "alma", "mente") e logia ( "palavra", "razão" ou "estudo"), então basicamente seria o estudo da alma, isso nos primórdios dos estudos.

Mas algumas religiões não fazem algo parecido, estudam a alma, espírito, isso também não é psicologia?

O conceito de psicologia evoluiu ao longo do tempo, como não se conseguia estudar a psique, alma, ou até mesmo a mente, os estudiosos se focaram em estudar o comportamento, afastando assim desta visão mística/religiosa do tema, e focando o comportamento como este novo objeto, pois acreditava-se que este era influenciados por estas "entidades". Até hoje, há controvérsias sobre sua existência. Deste modo a psicologia saiu do patamar de estudar algo que não vemos para algo que podemos observar, e até controlar.

Controlar Comportamentos, mas não somos máquinas, somos seres complexos, Subjetivos, dotados de mente superior a outros animais.

Claro que controlamos comportamentos, o tempo todo. Controlar comportamento não é nada além de aprender a agir de determinada maneira, em determinadas situações, e isso a pessoas fazem diariamente. Durante quanto tempo você leitor fez "xixi" na fralda até seus pais terem certeza que você aprendeu a a controlar seu esfincter e não faria mais isso. E que tal educar uma criança a comer na hora certa, a comida certa.

Ex.: "menino não coma este biscoito agora se não você não almoça direito"

Para mim este é o melhor exemplo de controle de comportamento do dia-a-dia, a mãe está criando uma situação em que terá a certeza que seu filho se alimentará direito, na hora correte.

Somos humanos, temos pouca diferença quando comparados aos outros animais, tanto que várias pesquisa, são realizadas com eles antes de testarmos com pessoas. Se somos tão complexo, por que o soro anti ofídico, sintetizado em cavalos serve perfeitamente para humanos?

Sobre a mente, até hoje nunca vi qualquer estudo que desse garantia de sua existência, ou localidade. Será que não nos comportamos justamente por que temos todo este conjunto de propriedades psicológicas e contextuais?

Estas são algumas questões que deixo em aberto, pois se falar muito no primeiro post, ficaria muito extenso, e não seria uma conversa, e sim um monólogo.

Então, coleguinhas e curiosos sobre o comportamento, até o próximo post, aguardo comentários.

:D

Nenhum comentário:

Postar um comentário