terça-feira, 6 de outubro de 2009

Previsão

Estava vendo o jornal hoje de tarde, e vendo sobre a previsão do tempo e resolvi fazer um pequeno texto a respeito, lógico, relacionado com a ciência que a psicologia se propõe a ser.

Na última postagem, coloquei de maneira breve como o objeto de estudo da psicologia evoluiu de algo que não conseguíamos ver, ou predizer, para algo que conseguimos ver e até controlar( alma para comportamento). Fazendo uma analogia, a previsão do tempo, como a temos hoje, evoluiu também, de simples palpites, e danças da chuva, para algo mais preciso, mas ainda com relativa falha.

Hoje em dia sabemos que a chuva é fruto da precipitação da água das nuvens, mas a pouco tempo algumas culturas colocavam como desejo de deuses ou santos, tal qual Chaac (deus das chuvas para os Maias) e São Pedro (para os católicos). Mas a conclusão de que a chuva é fruto de fenômenos naturais e observáveis, não foi de uma hora para outra, foi fruto de anos de muita observação, estudo, tentando explicar cada fenômeno climático, tornando assim o objeto de estudo da meteorologia. Por este motivos vemos sempre na previsão do tempo explicando o porque vai chover no sul e no nordeste não ( a massa de ar frio está se dirigindo a 100km/h e trará chuva para a região durante toda a manhã)

Mas por que falou tanto de chuva se o que nos interessa é o comportamento ?

Pelo seguinte motivo, a ciência proposta pela psicologia, está em desenvolvimento, mas já achamos nosso objeto de estudo, o comportamento e os fenômenos que leva um ser a se comportar. Ainda existe um porém, muita gente pensa muita coisa sobre o porque as pessoas se comportam. Assim como as diferentes religiõs ainda existem várias propostas dentro da psicologia, abordagens, que explicam esse objeto de estudo das mais diferentes maneiras, o que dificulta na união da classe, e métodos de trabalho.

Através do metodo científico concluiu uma questão incontestávem em todas as abordagens, mesmo que algumas a torçam o bico, a questão da privação (ficar sem comida por muito tempo te dá fome) e reforçamento ( se dermos alguma coisa que agrada alguém, ou algum animal, ele vai continuar emitindo o comportamento que levou àquela coisa que o agrada).

Mas quando você vai falar de Previsão?

Exatamente agora, e começo com um ditado:
"Você pode levar o cavalo à fonte, mas não faze-lo beber".

Quem nunca ouviu isso, mas é claro que podemos fazer-lo beber, e até melhor, podemos prever o horário que ele irá beber, e a quantidade.

Sabendo que este animal em repouso, consome 36 litros de água diariamente e em trabalho pesado consome, 58 litros, se levarmos o cavalo à fonte após uma hora após ele ter se saciado de água e se mantendo em repouso provavelmente ele não beberá água, mas se ele estiver em plena atividade física durante este mesmo período e o levarmos, com certeza ele beberá pelo menos 7 litros de água.

Nossa, como você pode ter tanta certeza disso?

Isso é chamado de relação estabelecedora ou Relação Condicional para que um comportamento aconteça. Simplesmente vermos em que situações o comportamento acontece (beber), observar em qual situação o ser que se comporta está (repouso ou atívidade física) ai preveremos como ele irar agir. Se falasse que podemos prever ações, sem explicar sobre isto, com certeza achariam que seria um pode para normal, quase um cartomante, mas não é nada além de observar, e ver o padrão da ação.

Dessa forma, fica um exercício para casa, tem ver em que situação as coisas acontecem, e prever quando vão acontecer, (briga com a/o namorada(o), a jogada manjada daquel atacante de futebol, quando tem vontade de fazer sexo, ou até quando o seu bebê está chorando por comida).

Mas lembrem-se sempre, olha o que está acontecendo, e faça uma relação com o que geralmente vem depois.

Situação Atual = O que vem depois
ex. Fui a uma festa sem avisar a namorada = Briga no dia seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário