quarta-feira, 14 de outubro de 2009


Tenho uma vizinha que só acredita nas coisas que ela vê na televisão, quando sou perguntando sobre algo que envolve comportamento, logo me colocam em cheque, falando que nunca fez isso, não criou os filhos desse jeito, ou que sua experiência de vida ensinou tudo certo, e tudo que faz está da maneira certa. Mas pergunto as vezes, se esta rotina está são certa, por que não acontece o que gostaria que acontece?

Vendo uma reportagem hoje, me lembrei de uma dessas conversar, que me perguntou sobre como fazer o seu neto dormir a noite toda, sem problemas, e eu disse, para fazer o mesmo que fez com a mamadeira, marcar um horário que ele está dormindo habitualmente e mante-lo acordado até um pouco mais tarde, até chegar próximo do horário ideal para que ele durma o resto da noite.

Isso que acabei de descrever, é o condicionamento operante, onde condicionaremos o sono da criança com o horário de suas atividades. Uma maneira de nós adultos percebermos isso, é só olhar seu horário de almoço, pode ficar sem olhar para o relógio durante toda a manhã, quando sentir fome, estará próximo do período do almoço.

Com um bebê, não é diferente, só tem um porém, o difícil é conseguir aguentar o choro dele no atraso da comida, ou do momento de ir para cama. As regras tem que ser claras desde muito pequeno para que não haja contestação e dores de cabeça a futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário