quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Personalidade Forte


Eu sempre quis entender o que é esta tal de "personalidade forte" de que todo mundo fala o tempo todo. Esse termo se tornou tão corriqueiro que se uma pessoa alcança seu objetivo superando alguma dificuldade, ou se não entra em acordo com outra, estará explicado se falar, que ela tem personalidade forte.

Estava lendo a pouco em um blog, uma notícia de que Deborah Secco vai interpretar Bruna Surfistinha no cinema, e uma das dificuldades era justamente, interpretar a personalidade forte da personagem.

Ao meu ver, e do dicionário Dorsch, personalidade não é nada além das características de uma pessoa, seu modo de interagir e se comportar no mundo a sua volta, mas no nosso cotidiano vemos esse termo como um adjetivo de certo modo, pejorativo. Então concluímos que a Deborah Secco está com dificuldade de interpretar o jeito da personagem, nada além disso, que no caso dela, personalidade forte vem no sentido de adjetivo, pra dar enfase do porque é difícil representar tal personagem.

Outras funções do termo personalidade forte:
- Nossa esta pessoa tem personalidade forte, ela não aceitou a propina;
- Nunca consigo entrar em acordo com esta pessoa, ela tem que deixar de ter uma personalidade tão forte;
- Essas duas mulheres só brigam, mas também, as duas com personalidade forte, fica difícil não brigar;
Estes exemplos acima mostram que tudo pode ser explicado pela personalidade forte, um termo inventado para esclarecer alguma situação que não esclarece nada.

Imagine se houve um teste da "força da personalidade":
- Doutor, minha personalidade está forte?
- Desculpe senhor, mas ela enfraqueceu muito, está no nível 6, terá que tomar suplemento para aumentar a força de personalidade.

De fato isto não existe, pois como a personalidade é o modo em que cada pessoa se relaciona com tudo a sua volta, fica inviável medir por parâmetros de força, assim como o termo "esta pessoa tem personalidade" é claro que tem personalidade, pois só de existir ela se comporta de uma maneira pessoal sobre o mundo, uma maneira única. Seria mais correto falarmos, esta pessoa é persistente em suas tarefas; ela tem habilidade de conseguir o que almeja; essa pessoa não aceita quando alguém diz que ela está errada; isso com certeza, explicaria muito mais da situação do que apenas dizer, que é uma pessoa de personalidade forte.

Concluindo, pelo amor do que vocês tem mais amor, não venham usar esta expressão em uma conversa, sejam claros no que queiram dizer, pois dessa maneira não estarão falando besteira.

ps.: aos que não compreenderam o porque da figura, ela representa um peixe (fraquinho) que pensa grande, ou pensa "forte" como um tubarão.

Até a próxima

4 comentários: